Janelas com manivela estão de volta em nova caminhonete elétrica de baixo custo da Slate (X @slateauto)
As janelas manuais, que haviam desaparecido dos carros vendidos nos Estados Unidos, estão voltando com o lançamento da caminhonete elétrica da startup Slate.
+Conheça Slate, a misteriosa pickup de baixo preço criada com a ajuda de Jeff Bezos
+Empresa mantém motocicletas clássicas em movimento com impressão 3D
O modelo, revelado recentemente, vem em uma configuração simples para manter o custo baixo: rodas de aço, um único motor elétrico e janelas com manivelas, sem qualquer opção por versões com vidros elétricos.
Essa é a primeira vez desde 2024 que um carro de passeio americano contará com esse tipo de janela, que por décadas foi associada a veículos acessíveis. Elas já estiveram presentes em modelos populares como Ford Fiesta, Chevy Sonic e Kia Rio, todos já fora de linha.
Com isso, a Slate busca resgatar a simplicidade e acessibilidade dos veículos antigos, oferecendo sua caminhonete por menos de US$ 20 mil, já com incentivos federais.
Curiosamente, hoje em dia as janelas manuais não oferecem mais vantagens de custo ou peso em relação às elétricas, que se tornaram muito baratas de fabricar. Ainda assim, a decisão da Slate parece mais simbólica do que funcional, remetendo a um tempo em que os carros eram mais simples e baratos, uma nostalgia que pode atrair consumidores em busca de praticidade e economia.
Fonte: Motor1.com | Foto: X @slateauto | Este conteúdo foi criado com a ajuda da IA e revisado pela equipe editorial
When you can't pick your best angle so you post them all. pic.twitter.com/cc8fDvJAWu
— Slate Auto (@slateauto) April 25, 2025
